Brasileiros no exterior: entenda o impacto emocional da distância e como cuidar de si
- umapsicologafemini
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Muitos brasileiros sonham em mudar de país buscando maior segurança, novas oportunidades e melhor qualidade de vida. Ao realizarem esse grande desejo, conseguem tudo isso, mas também podem se deparar com um desafio inesperado: o impacto emocional da distância.
Ainda que tudo pareça ir bem - o trabalho, o lugar onde vive - algo dentro de si pode parecer fora do lugar. A saudade, o cansaço emocional, a sensação de não pertencer… são experiências comuns entre brasileiros que vivem no exterior, e a psicanálise pode ajudar a compreendê-las de forma mais profunda.
A perda do que é familiar
Cada pessoa se constitui a partir das suas relações, da sua história e da cultura que a cerca. Transformar perrengue em piada, abraçar amigos, comprar pão na padaria e amar churrasco dão sentido à nossa existência.
Quando alguém migra, parte desse sentido se desfaz. O que era familiar passa a ser estranho. Expressar emoções em outro idioma, lidar com diferentes formas de relacionamento e enfrentar o isolamento cultural pode gerar uma sensação de desamparo.
Migrar, nesse sentido, é também viver uma série de lutos: o luto pela língua, pela grande família, pelo cheiro de café, o som do riso fácil das pessoas, e até por partes de si mesma. E, como todo luto, isso exige tempo, elaboração e espaço interno para se reconstruir.
Muitos brasileiros no exterior relatam sentimentos de vazio, ansiedade ou culpa - como se não tivessem o “direito” de se sentir tristes, já que estão vivendo o sonho que tantos desejam. Esses sentimentos são parte natural de um processo de transformação profunda: o de se reinventar longe de tudo o que antes oferecia segurança.
A psicoterapia online pode ser um espaço fundamental nesse processo. Como um cantinho em que sua cultura é compreendida, oferecendo um ambiente de escuta acolhedora, onde você pode falar livremente sobre suas dores e vivências. Por meio da fala e da escuta, é possível elaborar as perdas, ressignificar a experiência e reencontrar o próprio sentido de pertencimento - dentro e fora de si.
Reconstruindo
Migrar é um ato de coragem, mas também um processo que mexe profundamente com o nosso mundo interno. Se você vive fora do Brasil e sente que o peso emocional da mudança tem sido difícil de lidar, a psicoterapia pode ajudar.
Ofereço atendimento psicológico online para brasileiros no exterior, com escuta sensível, ética e acolhedora - um espaço para falar sobre o que dói, elaborar as perdas e reconstruir o seu lugar no mundo.


